Notícias

Alteração de Portagens na Áustria

2023-12-06

Com uma alteração à Lei Federal de Portagens Rodoviárias e à Lei ASFINAG, a Áustria está a implementar a nova Directiva de Tarifação Rodoviária da UE.

A partir de 1 de janeiro de 2024, não só os custos de infraestrutura e os custos relacionados com o tráfego devido à poluição atmosférica e à poluição sonora serão incluídos na portagem dos veículos pesados, mas também as emissões de CO2 do veículo . O novo sistema de tarifação da portagem GO baseada na quilometragem aplica-se a veículos com mais de 3,5 toneladas de massa total tecnicamente admissível e será introduzido por fases, de 2024 a 2026.

Classes de emissão de CO?

Existem cinco classes de emissão de CO2 , sendo que a classe de emissão de CO2 5 inclui veículos livres de emissões e a classe de emissão de CO2 1 inclui todos os veículos que não atendem aos requisitos das outras classes de emissão de CO2.

A classe de emissão de CO2, bem como a classe de emissão EURO, não são armazenadas na unidade de bordo, mas são consideradas centralmente. O processamento e a determinação são convenientemente realizados online. ASFINAG assume então automaticamente o processamento central assim que a verificação for concluída.

Não há necessidade de ação para a maioria dos veículos 

Para mais de 95% de todos os veículos existentes, não haverá necessidade de ação. Isto ocorre porque todos os veículos serão inicialmente classificados na classe de emissão de CO2 1.
Somente os veículos com um tipo de propulsão E/H2 comprovado (propulsão puramente elétrica e propulsão por célula de combustível de hidrogênio) são automaticamente atribuídos à classe de emissão de CO2 5.

  • Os veículos com data de primeira matrícula anterior a 1 de julho de 2019 permanecerão automaticamente na classe de emissão de CO2 1 porque não podem ser atribuídos a uma classe de emissão superior devido aos requisitos legais.
  • Para veículos matriculados pela primeira vez após 1º de julho de 2019 , a classe de emissão de CO2 melhor pode ser determinada inserindo os valores correspondentes na calculadora da classe de emissão de CO2 . Para estes veículos é possível verificar uma tarifa de portagem mais favorável com base no CO2.


Portagem para veículos com mais de 3,5 toneladas de massa máxima em carga tecnicamente admissível (TPMLM)
incluindo. sobretaxas pela poluição atmosférica e sonora e emissões de CO2 (custos externos)

Tarifas em euros por quilómetro, excl. IVA de 20%, válido a partir de 1.1.2024

Fonte: UETR, GO Direk e ASFINAG


Partilhar