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Parlamento Europeu aprova Regulamento de Infraestruturas de Combustíveis Alternativos

2022-10-24

Na passada quarta-feira, o Parlamento adotou sua posição sobre projetos de regras da UE destinadas a estimular a implantação de estações de recarga e reabastecimento alternativo (como elétrico ou hidrogênio) para carros, camiões, comboios e aviões e apoiar a adoção de veículos sustentáveis. As novas regras fazem parte do pacote “Fit for 55 in 2030”, o plano da UE para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 55% até 2030 em comparação com os níveis de 1990.

Mais estações de recarga/reabastecimento
Os eurodeputados concordaram em estabelecer metas nacionais mínimas obrigatórias para a implantação de infraestrutura de combustíveis alternativos. Os estados-membros terão que apresentar um plano até 2024 sobre como alcançá-lo.

De acordo com o texto aprovado, até 2026 deverá haver pelo menos um posto de carregamento elétrico para carros a cada 60 km ao longo das principais estradas da UE . O mesmo requisito aplicar-se-ia a camiões e autocarros, mas apenas nas redes principais da RTE-T e com estações mais potentes. Haverá algumas isenções para regiões ultraperiféricas, ilhas e estradas com pouco tráfego.

Os eurodeputados também sugerem a criação de mais postos de abastecimento de hidrogénio ao longo das principais estradas da UE (a cada 100 km em vez de cada 150 km, conforme proposto pela Comissão) e fazê-lo mais rapidamente (até 2028 em vez de 2031).

Recarga simples
Os postos de abastecimento alternativos devem ser acessíveis a todas as marcas de veículos e o pagamento deve ser facilitado. Eles devem exibir o preço por kWh ou por kg e devem ser acessíveis e comparáveis. Os eurodeputados também querem que um ponto de acesso da UE para dados de combustíveis alternativos seja criado até 2027 para fornecer informações sobre disponibilidade, tempos de espera e preços em diferentes estações em toda a Europa.

Citações
O relator do PE para as infraestruturas de combustíveis alternativos, Ismail Ertug (S&D, DE) afirmou: «Neste momento, temos 377 000 estações de carregamento na UE, mas isso é metade do valor que deveria ter sido alcançado se os países da UE cumprissem as suas promessas. Precisamos enfrentar esse gargalo de descarbonização e implantar rapidamente a infraestrutura de combustíveis alternativos para salvar o Green Deal.”

Reação da UETR
A UETR (European Road Haulers Association), da qual a ANTP faz parte, congratula-se com a votação da Sessão Plenária do Parlamento Europeu sobre o Regulamento de Infraestrutura de Combustíveis Alternativos. Este resultado representa uma abordagem ambiciosa para a implantação plena e eficaz dessas infraestruturas na UE.

 Julio Villaescusa, presidente da UETR, disse: “Reconhecemos que o grande esforço do Parlamento – transição energética é uma obrigação para nós e confiamos que esta abordagem ambiciosa resultará no rápido desenvolvimento de infraestruturas disponíveis, adequadas e extensas em toda a UE, atendendo às necessidades de transportadores rodoviários em termos de capacidade, nível de potência, transparência e custos.”

A UETR apoia o cronograma, a neutralidade tecnológica para combustíveis de transporte rodoviário e a inclusão de metas obrigatórias levando em consideração usuários e fluxos. Paralelamente à rápida adoção de um ambicioso AFIR, a crise dos preços da energia deve ser resolvida com êxito pela UE. “Para que as PMEs de transporte rodoviário cheguem a um ambiente operacional verde, viável e acessível, e garantam que os transportadores abracem com sucesso seu papel na transição ecológica.” disse o secretário-geral da UETR, Marco Digioia

Fonte: UETR e European Parliament


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