Notícias
Infraestruturas Para Combustíveis Alternativos
2023-09-14
No intuito de ajudar a criar uma rede de transportes que seja ambientalmente sustentável, em linha com os ambiciosos objetivos estabelecidos no Pacto Ecológico da UE, a União Europeia irá fornecer um apoio financeiro total de mais de 352 milhões de euros a 26 projetos de infraestruturas de combustíveis sustentáveis. Estes projetos foram selecionados no âmbito do Connecting Europe Facility (CEF), programa de financiamento da UE que apoia a infraestrutura de transportes europeia.
Na quarta fase do convite à apresentação de propostas do Alternative Fuels Infrastructure Facility (AFIF), encerrado em 13 de abril de 2023, foram selecionados 26 projetos para um apoio total da UE superior a 352 milhões de euros. Este apoio é associado a um empréstimo ou instrumento de investimento de uma instituição financeira.
A apresentação de propostas permanece aberta com última data limite a 7 de novembro de 2023.
A Comissária Europeia dos Transportes, Adina V?lean, afirmou: “Os numerosos pedidos de financiamento AFIF recebidos sublinham o interesse da indústria dos transportes em avançar com a mudança para transportes mais sustentáveis ??– nas estradas, no céu e no mar. O nosso investimento de 352 milhões de euros traduzir-se-á em aproximadamente 12.000 pontos de carregamento, 18 estações de abastecimento de hidrogénio e na eletrificação de portos e aeroportos, incluindo o porto de Roterdão e 37 aeroportos espanhóis.”
A Diretora da Agência Europeia de European Climate, Infrastructure and Environment Executive Agency (CINEA), Paloma Aba Garrote, afirmou também: “A União Europeia continua empenhada em apoiar iniciativas que melhorem a transição para modos de transporte mais ecológicos. Estes projetos desempenham um papel fundamental na concretização dos objetivos climáticos da União, contribuindo ao mesmo tempo para o crescimento económico e gerando novas oportunidades de emprego.»
Contexto
O objetivo do convite à apresentação de propostas do Alternative Fuels Infrastructure Facility (AFIF) é apoiar a implantação de infraestruturas de abastecimento de combustíveis alternativos, contribuindo para a descarbonização dos transportes ao longo da rede TEN-T.
Com um orçamento total de 1,5 mil milhões de euros para o período 2021-2027, o AFIF financiará ações através da combinação de subvenções do CEF com apoio financeiro de instituições financeiras para alcançar um maior impacto de investimento. Será implementado através de um convite contínuo à apresentação de propostas lançado em 16 de setembro de 2021, com cinco datas-limite para a apresentação de propostas até ao final de 2023.
Próximos passos
Após a aprovação dos projetos selecionados pelos Estados-Membros da UE, em 8 de setembro de 2023, a Comissão adotará uma decisão formal de financiamento nas próximas semanas, após a qual os resultados se tornarão definitivos. A European Climate, Infrastructure and Environment Executive Agency (CINEA) iniciou a preparação dos acordos de subvenção com os beneficiários dos projetos bem-sucedidos.
Dos 26 projetos aprovados até agora, um deles é destinado a Portugal. Trata-se do projeto de “Expansão da Infraestrutura de Recarga Elétrica Portuguesa” que tem como objetivo “ a implantação de 41 pontos de carregamento acessíveis ao público de 150 kW, para LDV, em 13 locais ao longo das Trans-European Transport Network (TEN-T) em Portugal."
Pode consultar todos os projetos aprovados AQUI
Fonte: UETR e European Commission