Comunicado ANTP - Aumento do Preço dos Combustíveis

2023-09-18

Prorrogação da Vigência do Mecanismo do Gasóleo profissional

Desde o início do conflito armado entre a Federação Russa e a Ucrânia que a Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP) tem sido confrontada com instabilidade das pequenas e médias empresas que integram o setor do transporte de mercadorias por conta de outrem, em função do brutal aumento do preço dos combustíveis e bem assim do aditivo Adblue.

A ANTP, tem alertado o Governo de forma veemente, para a necessidade urgente de proceder-se a um alívio fiscal no setor empresarial do transporte de mercadorias, no entanto, até à presente data, não foram colocadas em prática medidas efetivas para suster o brutal aumento dos custos operacionais, mormente, a despesa de combustível e Adblue, que asfixiam, em especial as pequenas e médias empresas do setor dos transportes de mercadorias por conta de outrem.

É importante transmitir um sinal de estabilidade às empresas do setor, evitando quebras na cadeia de abastecimento de todo o tipo de produtos, nomeadamente os de primeira necessidade, especialmente quando nos encontramos a escassos meses da principal época festiva, onde o transporte de mercadorias sofre uma maior pressão, sendo necessário assegurar o cumprimento da tarefa económica e social de que o setor está incumbido.

Neste sentido, a ANTP sugere que o Governo proceda à prorrogação da vigência do mecanismo do gasóleo profissional extraordinário, pelo menos, até ao final do presente ano de 2023, e bem assim, o congelamento imediato da taxa de carbono, garantido alguma acalmia ao setor, dando possibilidade às empresas de se reorganizarem financeira e logisticamente para o último trimestre do ano, evitando, desta forma, consequências nefastas para milhares de empresas e famílias que dependem direta e indiretamente do setor do transporte de mercadorias por conta de outrem.

Loures, 18 de Setembro de 2023

A Direção,