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Relatório De Sinistralidade - 1º Trimestre De 2023

2023-09-19

A ANSR divulgou o Relatório de Sinistralidade a 24h e Fiscalização Rodoviária relativo ao 1º trimestre de 2023.

O documento revela que, durante este período, registaram-se menos acidentes, menos vítimas mortais e menos feridos leves face ao mesmo período de 2019 (considerando que os anos de 2020 e de 2021 registaram quebras significativas da circulação rodoviária face a 2019 e, consequentemente, na sinistralidade, a Comissão Europeia decidiu adotar este ano para fixação e monitorização das metas a atingir em 2030).
 


Entre janeiro e março de 2023 registaram-se no Continente e Regiões Autónomas:
  • 7.909 acidentes com vítimas – menos 512 que em 2019;
  • 106 vítimas mortais – menos 14 que em 2019;
  • 541 feridos graves – mais 8 que em 2019;
  • 194 feridos leves – menos 867 que em 2019

O relatório indica ainda que as colisões corresponderam a 53,5% dos acidentes, e que mais de metade das vítimas mortais registou-se na sequência de acidentes ocorridos fora das localidades, tendo a maioria dos acidentes ocorrido em arruamentos.

Os condutores representam a maioria das vítimas mortais em acidentes durante o período em análise, e o automóvel ligeiro foi o principal tipo de veículo envolvido em acidentes.

Relativamente às infrações registadas no primeiro trimestre de 2023, verificou-se que a maioria (65,1%) foi referente ao excesso de velocidade.

Desde a entrada em vigor do sistema de carta por pontos em junho de 2016, o número de condutores que perderam pontos na carta de condução foi de 530,2 mil até final de março de 2023, sendo que neste período 2.527 condutores ficaram com o seu título de condução cassado.

Para ver a informação completa consulte aqui o relatório.
 

Sinistralidade – Veículos Pesados
 
No primeiro trimestre de 2023, os dados relativos a acidentes nas estradas em Portugal revelaram um aumento preocupante na categoria de veículos pesados. Durante este período, ocorreram 367 acidentes envolvendo veículos pesados, representando um aumento de 5,8% em relação ao mesmo período de 2022. Esta tendência é motivo de preocupação, uma vez que contrasta com a redução geral observada em outras categorias de veículos, como veículos ligeiros, ciclomotores, motociclos, velocípedes, veículos agrícolas e outros.
 
O aumento de acidentes envolvendo veículos pesados é um sinal alarmante, uma vez que esses veículos, devido ao seu tamanho e peso, têm um potencial significativamente maior para causar danos sérios em caso de acidentes. A segurança rodoviária é uma prioridade fundamental, e é essencial que sejam tomadas medidas para compreender e abordar as causas subjacentes a esse aumento.

Este aumento nos acidentes de veículos pesados destaca a necessidade contínua de medidas preventivas, como o cumprimento rigoroso das regulamentações de trânsito e o investimento em segurança rodoviária, a fim de garantir estradas mais seguras para todos os utilizadores.

Fonte: ANSR

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