Notícias

25 NOVOS RADARES - Localização e Velocidades Máximas

2024-07-10

 

No dia 6 de julho, por ocasião do 8º aniversário do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), gerido pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), entraram em funcionamento 25 novos radares.

Estes novos radares juntam-se aos 98 já operacionais em Portugal, elevando para 123 o total de radares de controlo de velocidade ativos no país. No total, agora contam-se 100 radares de velocidade instantânea e 23 de velocidade média.
 


Veja a lista com todos os 123 radares a operar em Portugal, as localizações, os quilômetros exatos nas estradas, o tipo de radar e as velocidades máximas permitidas: Clicar Aqui



A ANSR mantém a sua política de transparência, permitindo que todos conheçam os locais de controlo de velocidade e cumpram os limites, protegendo a sua vida e a dos outros.

Os radares salvam vidas

O SINCRO é uma das medidas para combater a sinistralidade rodoviária, comprovado pelos resultados obtidos com os 61 radares instalados há 8 anos. Desde então, houve uma redução de 36% nos acidentes com vítimas, 74% nas vítimas mortais, 44% nos feridos graves e 36% nos feridos leves, em comparação com o período anterior à implementação do sistema.

Com a duplicação do SINCRO agora concluída, a ANSR reforça o combate à sinistralidade. Nos locais destes 62 LCV (37 ativos desde 1 de setembro de 2023 e 25 a partir de amanhã), já morreram 115 pessoas, uma média de 23 vítimas mortais por ano. A ANSR pretende salvar vidas com a instalação destes novos radares, garantindo que todos chegam ao seu destino em segurança.


Radares colocados nos locais de concentração de acidentes para salvar vidas

A seleção dos locais para instalação dos radares do SINCRO baseou-se na análise das zonas com maior concentração de acidentes e nas causas dos mesmos, especialmente onde a velocidade excessiva foi um fator relevante. Os radares foram instalados para reduzir a velocidade e salvar vidas. 

Fonte: ANSR


Partilhar