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UETR divulga comunicado de Imprensa sobre as metas de Emissões de CO2

2022-02-17

A Comissão Europeia propôs novas e ambiciosas metas de emissões de CO2 para novos veículos pesados a partir de 2030. Essas metas vão ajudar a reduzir as emissões de CO2 no setor dos transportes - camiões, autocarros urbanos e autocarros de longa distância são responsáveis ??por mais de 6% das emissões totais de gases de efeito estufa (GEE) da UE e mais de 25% das emissões de GEE do transporte rodoviário.

A Comissão propõe a introdução gradual de normas de emissões de CO2 mais rigorosas para quase todos os novos veículos pesados ??com emissões de CO2 certificadas, em comparação com os níveis de 2019, especificamente:

  • 45% de redução de emissões a partir de 2030;
  • 65% de redução de emissões a partir de 2035;
  • 90% de redução de emissões a partir de 2040.

Em consonância com os objetivos do European Green Deal e do REPowerEU , esta proposta também terá um impacto positivo na transição energética , diminuindo a procura por combustíveis fósseis importados e aumentando a economia de energia e a eficiência no setor de transporte da UE. A proposta trará também benefícios para os operadores e usuários de transporte europeus, reduzindo os custos de combustível e o custo total de propriedade, além de garantir uma implantação mais ampla de veículos com maior eficiência energética.
 
Além disso, este é um setor chave para apoiar a indústria europeia de tecnologia limpa e aumentar a competitividade internacional. A UE é líder de mercado na produção de camiões e autocarros e um quadro jurídico comum ajuda a garantir essa posição para o futuro. Em particular, as normas revisadas fornecem um sinal claro e de longo prazo para orientar os investimentos da indústria da UE em tecnologias inovadoras de emissão zero e impulsionar a implantação de recarga e infraestrutura de reabastecimento.
 
As emissões no setor de HDV têm aumentado ano a ano desde 2014, com exceção de 2020 devido à pandemia de COVID-19. Especialmente no setor de transporte de mercadorias, as emissões estão a aumentar rapidamente. Isso deve-se principalmente à crescente procura por transporte rodoviário, que deverá continuar a aumentar no futuro. Em 2019, as emissões de transportes rodoviários de mercadorias foram 44% superiores às emissões do setor da aviação e 37% superiores às emissões do transporte marítimo.
 
A grande maioria dos veículos pesados ??da frota da UE (99%) funcionam, atualmente, com motores de combustão internos, alimentados em grande parte por combustíveis fósseis importados, como o diesel. Isso aumenta a dependência energética da UE e a atual volatilidade do mercado de energia.
 
Para ir de encontro com esta proposta, os investimentos precisam ser canalizados para veículos de emissão zero e para a recarga e infraestrutura de reabastecimento, e a Comissão já propôs o Regulamento de Infraestrutura de Combustíveis Alternativos para desenvolver a infraestrutura necessária para apoiar a transição verde dos veículos pesados do setor

UETR (European Road Haulers Association), nosso parceiro e representante a nível europeu,  publicou um comunicado de imprensa que pode ler abaixo:
 
As metas de emissões de CO2 para novos camiões exigem a criação de um ambiente regulatório e operacional viável o mais rápido possível.

Para atingir as ambiciosas metas estabelecidas pela nova proposta da Comissão Europeia sobre as emissões de CO2 para novos veículos pesados, a UETR apela para a criação de um ambiente regulamentar e operacional viável para os transportadores rodoviários, garantindo a combinação energética e a neutralidade tecnológica da UE.

O apoio financeiro e as medidas de acompanhamento às PME do transporte rodoviário, tanto em termos de veículos como de produtos energéticos, serão fundamentais. Um quadro europeu comum, incluindo orientações para os Estados-Membros e auxílios estatais para benefícios fiscais, redução dos custos de produção e incentivos à compra, pode criar um ambiente favorável.

A nova proposta exige que todos os políticos da UE assegurem, o mais rapidamente possível, o pleno desenvolvimento em toda a UE de uma rede de infraestruturas de combustíveis alternativos a um custo acessível para os pequenos transportadores. Juntamente com as metas e requisitos para pontos de carregamento no desenvolvimento da rede transeuropeia de transportes (RTE-T), também seriam necessários incentivos para investimentos em estações de carregamento privadas em centros logísticos e em armazéns.

Enfrentar com sucesso a crise dos preços da energia também é necessário para a transição para a economia de baixo carbono e a consecução dos objetivos do Green Deal da UE pelos operadores de transporte.”

Fonte: UETR - European Road Haulers Association


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